As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro, mas o debate sobre o assunto já começou. As pesquisas sobre os candidatos e suas propostas começam a aparecer no início do ano, e as pessoas querem saber quem são as opções e quais são as chances de cada um.
Nas capitais dos Estados, as pesquisas já mostram alguns candidatos com chances de vencer. Em São Paulo, por exemplo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lidera as pesquisas, seguido pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). No Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes lidera, o filho mais velho do ex-presidente Bolsonaro, Flavio Bolsonaro apresenta-se como pré-candidato.
No entanto, as pesquisas ainda estão no início, e muita coisa pode acontecer até o dia da eleição. Os candidatos ainda têm tempo de se apresentar à população e apresentar suas propostas.
A seguir, alguns pontos que devem ser observados nas eleições municipais de 2024:
- O resultado das eleições presidenciais de 2022 pode influenciar as eleições municipais. Luiz Inácio Lula da Silva, eleito presidente, é provável que os candidatos do PT e da frente ampla tenham mais chances de vencer nas eleições municipais.
- A crise econômica e social também deve influenciar as eleições municipais. As pessoas estão insatisfeitas com a situação do país, e isso pode se refletir nas urnas.
- A polarização política também pode ser um fator importante nas eleições municipais. Os eleitores podem optar por votar em candidatos que representam seu lado político.
As eleições municipais de 2024 serão um importante teste para a democracia brasileira. O resultado das eleições pode indicar se o país está disposto a seguir em uma direção mais progressista ou mais conservadora.
Com o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível, mas mantendo-se em alta com seus seguidores fiéis, deve despontar com número considerável de prefeituras, esse desenho torna a eleição de 2024 uma reedição da eleição presidencial de 2022.