4 efeitos negativos da privação do sono

Getting your Trinity Audio player ready...

Na dinâmica do dia a dia, há momentos em que dormimos menos do que as oito horas de sono recomendadas ou nosso sono não é saudável. A falta de sono não apenas nos deixa mais estressados, nos faz abusar de bebidas energéticas e cafeinadas, mas também tem vários outros efeitos negativos em nossa saúde. Confira alguns deles.

Reações atrasadas

O sono ruim, assim como a falta de sono, podem ser motivos para retardar suas reações. Isso não deixa de ser importante, especialmente se você tiver que dirigir, seu trabalho envolve mais trabalho físico, pois retardar qualquer reação pode ser perigoso.

De fato, a pesquisa mostrou que o sono ruim afeta o tempo de reação preciso tanto quanto o álcool.

Níveis de testosterona caem em homens

A privação do sono pode ser uma causa da diminuição do desejo sexual em mulheres e homens. Além disso, a falta de sono pode reduzir os níveis de energia do sexo forte e ter uma consequente diminuição do interesse em carícias íntimas, mas também seu corpo secreta uma quantidade menor do hormônio testosterona.

Segundo a pesquisa, os homens que sofrem de perda crônica de sono ou sono ruim devido à apnéia do sono têm níveis mais baixos de testosterona.

O corpo libera mais hormônios do estresse

Quando não dormimos o suficiente e nosso sono é de má qualidade, nosso corpo começa a liberar uma quantidade excessiva do hormônio do estresse cortisol. Se isso acontecer com frequência, pode ser a causa do ganho de peso, desenvolvimento de diabetes , envelhecimento prematuro, declínio do sistema imunológico e outros.

Aumenta o apetite

A falta regular de sono tem o efeito de estimular nosso apetite. Quando temos um distúrbio do sono, nosso corpo começa a liberar mais peptídeos que são responsáveis ​​por regular nosso apetite.

Quando nosso descanso não é completo, nosso corpo começará a sintetizar mais o peptídeo grelina, responsável pelo aumento do apetite , enquanto o peptídeo leptina , que informa ao cérebro que já estamos cheios, diminui.

Além disso, estudos mostram que perder até 30 minutos de sono pode afetar negativamente o metabolismo e aumentar as chances de desenvolver diabetes. Isso ocorre porque a privação do sono nos faz desejar alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos.