10 inovações humanas inspiradas nas aranhas

aranhas
Getting your Trinity Audio player ready...

A maioria de nós não quer aranhas perto. É sempre perturbador quando elas se aproximam de nós no chuveiro, enquanto dormimos, entrando em uma teia invisível, saltando de repente grandes distâncias ou aparecendo abruptamente de uma fenda. A reputação delas até leva a pensamentos de queimar nossas casas quando nos deparamos com elas! 


Alguns são enormes, alguns são mortais, a maioria é inofensiva e comem muitas coisas que podem nos prejudicar.


1 – Melhor do que curativos: fita cirúrgica que adere a superfícies molhadas

Cientistas do MIT estão no processo de aperfeiçoar uma fita cirúrgica que pode aderir e selar feridas em segundos usando água da mesma forma que as teias de aranha absorvem água, resultando em um pegador de insetos mais pegajoso. É um adesivo de dupla face com uma ligação incrivelmente forte e foi testado com sucesso em pele e pulmões de porco. Eles usaram um ácido poliacrílico para absorver a água e criar uma ligação reforçada pela gelatina que se decompõe inofensivamente no corpo à medida que a ferida cicatriza. Não há necessidade de agendar uma segunda consulta para remoção de pontos ou erupções cutâneas com esparadrapo.


2 – Kevlar: Armadura de Seda de Aranha e as inovações

O Kevlar pode se tornar uma invenção do passado, embora também tenha sido inspirado na seda da aranha. O polímero leve e intensamente forte usado em coisas de armaduras corporais a velas de veleiro empalidece em comparação com algumas de suas ramificações mais recentes também desenvolvidas a partir daquele elástico pegajoso.

São necessárias 33 camadas de Kevlar para parar uma bala de calibre .22. Mas um novo material, apelidado de “Dragon Silk”, feito de seda produzida pelas aranhas Golden Orb Weaver, pode parar a mesma bala de calibre com apenas 4 camadas. 

Foram necessários milhões de aranhas para criar o que eles têm até agora.

E depois, há a seda artificial resultante do trabalho feito na Universidade de Washington em St. Louis que é chamada de fibra amiloide polimerica. Este é um derivado da seda de aranha criado a partir de uma “bactéria projetada que produziu uma seda recombinante com desempenho a par de suas contrapartes naturais em todas as propriedades mecânicas importantes”. O objetivo agora é criar algo ainda mais forte que a seda da aranha. 


3 – Teias usadas para microimagem

Nas Universidades Tamkang e Yang-Ming, em Taiwan, os pesquisadores estão projetando lentes minúsculas que podem ser usadas para imagens dentro de um corpo humano. Essas lentes são tão pequenas que são quase comparáveis ​​em tamanho a um glóbulo vermelho. Então eles serão capazes de ir a qualquer lugar no corpo que o sangue vá… Isso tem algumas aplicações extremamente promissoras. Eles fizeram isso usando a verdadeira “seda dragline” de Daddy Long Legs usada para emoldurar suas teias. Uma resina foi então pingada sobre a moldura de seda e assada dentro de um forno ultravioleta. Como resultado, as lentes também são bio-amigáveis ​​no corpo e capazes de imagens em nanoescala. Pode ser verdadeiramente revolucionário para a pesquisa médica e muito menos invasivo do que as tecnologias atuais.


4 – O veneno da aranha pode ser melhor que o Viagra

Homens que tiveram a infelicidade de serem picados por uma das aranhas mais venenosas do mundo, a aranha errante brasileira, tiveram outro efeito colateral detalhado além da dor e da tortura… ereções muito persistentes . Agora não há nenhuma recomendação para ir encontrar uma dessas feras indutoras de pesadelo e incitá-lo a picá-lo antes de um encontro! Mas a ciência tomou uma sugestão e algumas toxinas deles para fabricar um gel que alcança o mesmo resultado. O gel BZ371 provavelmente precisa de um apelido mais atraente para o público. Mas aparentemente faz seu trabalho muito bem dentro de 20 a 30 minutos após a aplicação sem qualquer estimulação, sem efeitos colaterais também. E é relatado para durar cerca de 60 minutos.


5 – Inspiração para robôs mais eficientes

Se todos pudéssemos nos mover tão bem quanto as aranhas, seríamos imparáveis. Os pesquisadores criaram membros e articulações em imitação de pernas de aranha que permitem maior funcionalidade e menos componentes necessários para robôs usados ​​de muitas maneiras diferentes. Os resultados são peças muito mais leves e menores com mobilidade superior que podem ser usadas em praticamente qualquer robô.


6 – Atiradores de teia

Um engenheiro mecânico e YouTuber da África do Sul chamado JT criou alguns atiradores de teia incríveis para um projeto de tese que ele apresentou em seu canal, Built IRL.

Ele usa cilindros de metal com um longo cabo embutido com ganchos de metal que podem se agarrar a barras de metal. Eles são alimentados por propano comprimido e “um ignitor personalizado”.

Vai teia!


7 – Aranha na moda

Uma empresa chamada Bolt Threads fez a bioengenharia de uma levedura com um gene de proteína de seda de aranha. À medida que a levedura fermenta, ela cria uma proteína de seda que é então purificada e transformada em um tecido chamado MicroSilk. A Adidas já usou um híbrido desse material para fazer um vestido de tênis leve. Outra empresa, AMSilk, produziu um material semelhante chamado BioSteel, que a Adidas usou em um tênis. E agora parece que a indústria aérea está se interessando mais por esses materiais de seda sintética por causa da redução de peso. Inovação que imita a natureza para salvar a natureza.


8 – Alternativa aos opióides

Na Universidade de Queensland, pesquisadores descobriram moléculas no veneno da tarântula da aranha-pássaro chinesa que podem ser desenvolvidas em miniproteínas que aderem às células receptoras da dor. Quando usado na quantidade correta, pode envolver a membrana celular ao redor dos receptores de dor, bloqueando suas habilidades. E até agora, não houve efeitos colaterais registrados, o que pode ser uma alternativa aos opióides existentes hoje.


9 – Leite de seda de aranha: genes de cabra manipulados para produzir seda de aranha

Uma empresa chamada Nexia tem manipulado geneticamente óvulos de cabra com genes de seda Golden Orb Weaver para criar cabras que produzem proteínas de seda de aranha junto com seu leite. Isso é possível porque as glândulas das cabras que produzem leite e as glândulas das aranhas que produzem seda são muito semelhantes. E o leite de cabra tem sido usado para produzir outros medicamentos também.


10 – O reflexo UV para proteção dos pássaros

Uma empresa de vidro alemã, Glaswerke Arnold, a desenvolver o Orinlux Bird Protection Glass . Edifícios que usam esse vidro embutido com fios de teia refletivos de UV tiveram 75-90 por cento menos colisões com pássaros. Foi desenvolvido em 2006 e finalmente está se consolidando em muitos novos edifícios, sendo projetado para ser amplamente utilizado em um futuro próximo.

Milhares de pássaros que colidem em prédios e residências podem ser salvos por essa atribuição física das teias de aranha.