Três médicos ortopedistas são executados no Rio de Janeiro

Getting your Trinity Audio player ready...

Três médicos ortopedistas foram executados na madrugada desta quinta-feira na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. As vítimas, que estavam na cidade para participar do Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva de Pés e de Tornozelos (MIFAS), foram identificadas como Marcos de Andrade Corsato, de 63 anos, Diego Ralf de Souza Bomfim, de 35, e Perseu Ribeiro Almeida, de 33.

O crime aconteceu por volta de 1h30, em um quiosque na Avenida Lúcio Costa. Segundo testemunhas, criminosos armados saíram de um carro e fizeram disparos contra o grupo. Marcos Corsato e Perseu Almeida morreram na hora. Diego Ralf Bomfim foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O quarto integrante do grupo, Daniel Sonnewend Proença, também foi atingido por tiros, mas sobreviveu. Ele foi levado para o Hospital Lourenço Jorge, também na Barra da Tijuca.

O caso chocou a comunidade médica e a sociedade brasileira. Diego Ralf Bomfim era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e cunhado do também deputado federal Glauber Rocha (PSOL-RJ).

O crime ocorre em meio a uma escalada da violência no Rio de Janeiro. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), o estado registrou 10.910 homicídios em 2022, o maior número desde 2017.

O caso também traz à tona a violência política no Brasil. Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, foi executada em 2018, em um crime que ainda não foi solucionado.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga o caso como execução. As investigações estão sendo coordenadas pela Delegacia de Homicídios da Capital.

Preocupação com a violência

A execução dos três médicos ortopedistas causou perplexidade e preocupação na sociedade brasileira. O crime ocorre em um contexto de escalada da violência no Rio de Janeiro e traz à tona a violência política no Brasil.

Necessidade de apuração rápida e severa

É fundamental que as autoridades investiguem o caso com celeridade e rigor. É preciso que os responsáveis por esse crime bárbaro sejam identificados e punidos com severidade.

Apoio às famílias

Neste momento de dor, expressamos nosso apoio às famílias das vítimas. Nossos sentimentos aos amigos e colegas de profissão.