Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma das consequências do envelhecimento da população é o aumento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e outras formas de demência. A prevenção e o diagnóstico precoce podem retardar a progressão da doença.
Na popular revista alemã especializada em medicina complementar aplicada AKOM (www.akom.media), a condessa Angelika Wolfskyl, naturopata alemã e terapeuta Schussler, publicou um artigo dedicado à aplicação de sais de Schussler como meio funcional de prevenção e combate à demência.
Um em cada três com mais de 80 anos sofre de demência
A demência é uma das doenças mais comuns na velhice: a perda das capacidades mentais e a dolorosa extinção da personalidade afetam mais de 47 milhões de pessoas em todo o mundo e, a cada ano subsequente, mais e mais pessoas adoecem. Na Alemanha, 1,3 milhão de pessoas são afetadas pela demência. O risco aumenta com a idade: entre os 65 e os 69 anos, uma em cada 20 pessoas sofre de demência e entre os 80 e 90 anos, quase uma em cada três.
Devido às mudanças demográficas e ao envelhecimento da população, a proporção de pacientes com demência aumentou significativamente nos últimos anos.
Existem várias formas principais de demência – a doença de Alzheimer, a demência vascular e a doença de Pick estão entre as principais. Nem todas as causas da demência são conhecidas ainda, e ainda não há cura completa. No entanto, agora se sabe como o risco potencial da doença pode ser reduzido, e novas terapias e opções para atendimento e suporte ao paciente estão sendo constantemente descobertas.
Cada forma de demência tem um conjunto específico de sintomas. Por exemplo, enquanto a doença de Alzheimer é caracterizada por comprometimento da memória, as demências vasculares são geralmente caracterizadas por concentração reduzida e dificuldade em mudar a atenção de uma atividade para outra.
Como há toda uma gama de doenças e condições associadas a sintomas semelhantes à demência, o diagnóstico deve ser muito preciso e apenas especialistas podem fazer um diagnóstico confiável.
Os primeiros sinais de demência
A demência é geralmente acompanhada por um declínio lento nas habilidades cognitivas:
Distúrbios freqüentes da memória de curto prazo;
Mudanças de comportamento – uma pessoa sociável até recentemente, de repente se torna introvertida, retraída;
Mudanças repentinas de humor – da tristeza à euforia – às vezes sem motivo aparente;
Dificuldade de navegação, especialmente em ambientes familiares, etc.
Se esses sintomas se repetirem e se tornarem mais frequentes ao longo de seis meses, podem ser sinais precoces de demência. Um exame completo fornecerá clareza para fazer o diagnóstico correto.
Na demência frontotemporal (estágio inicial da doença de Pick), a personalidade e o comportamento social do paciente mudam primeiro. Os principais sintomas são: negligência dos deveres, diminuição do interesse pela família e hobbies, indiferença e apatia, às vezes aumentando a falta de tato para com os outros, irritabilidade e agressividade. Violação frequente das normas sociais, às vezes rituais estranhos e comportamento repetitivo. Um apetite voraz – especialmente por doces, forte atração por certos alimentos. Negligência com a higiene, falta de conscientização sobre a doença. Os pacientes acham cada vez mais difícil lidar com a vida cotidiana. Incontinência, distúrbios do movimento, etc. aparecem.
Doença de Alzheimer – esta é a forma mais comum de demência, na qual em um certo estágio as habilidades mentais são prejudicadas, a personalidade muda, o paciente vive em seu próprio mundo. No tratamento da doença de Alzheimer, é importante influenciar positivamente os distúrbios no campo dos neurotransmissores através da administração de medicamentos (medicamentos anti-demência) e assim restabelecer o equilíbrio.
Demência com corpos de Lewy – se houver uma diminuição variável nas habilidades mentais do paciente em combinação com os sintomas de Parkinson, como tremores, rigidez muscular, movimentos lentos, postura encurvada e distúrbios da marcha, esse tipo de demência pode estar presente. A memória e a capacidade do paciente de realizar atividades diárias normais geralmente permanecem intactas por muito tempo. Por outro lado, há períodos de confusão e depressão. Os corpos de Lewy são depósitos anormais de proteínas nas células nervosas. Formas mistas de demência também são observadas, especialmente a doença de Alzheimer e a demência vascular.
Uma breve descrição dos sais de Schussler para a prevenção e combate à demência
Sais de Schussler para Prevenção e Tratamento – Os sais do Dr. Schussler podem ser tomados dissolvidos em um copo de água ou deixados derreter sob a língua:
Sal de Schussler nº 1 Calcium fluoratum – mantém a elasticidade das artérias e protege contra a arteriosclerose – tome 5 comprimidos. pela manhã, dissolvido em um copo de água. Se necessário, a recepção continua por meses e anos.
Sal de Schussler No. 3 Ferrum phosphoricum – suporta o fornecimento do corpo com oxigênio e energia. A deficiência desse sal mineral resulta em falta de energia, que pode se manifestar como letargia e desinteresse pelos acontecimentos da vida. É tomado de manhã – 2 vezes, 2 comprimidos. diário.
Sal Schussler #5 Potassium phosphoricum – o sal Schussler mais importante para o funcionamento do cérebro, contribui significativamente para a prevenção da demência. Deve sempre ser usado em combinação com o Sal #8 Sodium Chloratum, que fornece os blocos de construção necessários para o metabolismo do cérebro. O sal nº 5 é tomado 3 vezes, 2 comprimidos. diariamente, até às 15h, asol nº 8 – 3 vezes, 1 tab. até as 16h.
Sais de Schussler na doença de Alzheimer
Para fraqueza de memória e distúrbios de concentração combinados com inquietação interior:
Sal de Schussler nº 3 Ferrum phosphoricum – dissolver 10 comprimidos. de manhã.
Sal de Schussler No. 7 Magnesium phosphoricum – dissolver 10 comprimidos. à noite antes de dormir. A pomada nº 7 de Shusler é adicionada aos comprimidos, com os quais as têmporas, a testa e a área do pescoço são manchadas pela manhã, e o abdômen e os pés são massageados à noite.
Sais de Schussler na demência vascular
Sal de Schussler n° 1 Calcium fluoratum – dissolva 5 pastilhas. de manhã, adiciona-se sal #8 Clorato de Sódio, 2 comprimidos, que são sugados pela manhã.
Sal de Schussler n° 9 Fosforicum de sódio – 2 vezes, 2 pastilhas. para chupar pela manhã.
Sal de Schussler nº 11 Sílica – dissolver 5 pastilhas. tarde.
Sais de Schussler na demência com corpos de Lewy
Certifique-se de perguntar ao paciente sobre sua ingestão de proteínas e hábitos alimentares. A ingestão de proteínas não deve ser muito alta. Os seguintes sais de Schussler são recomendados para esta forma de demência:
Sal de Schussler No. 9 Sódio fosfórico – dissolver 5 pastilhas. manhã e noite.
Sal de Schussler No. 6 Potassium chloratum – dissolver 5 pastilhas. à noite – suporta a quebra de amônia.
A pomada nº 9 de Schussler é aplicada de manhã na área do fígado e a pomada nº 6 na mesma área à noite. Alternar essas pomadas com uma aplicação na área do fígado por volta das 14h no fim de semana seria muito útil.
Dicas gerais para se manter em forma e vivo
Treine sua memória! Existem muitos livros no mercado adequados para o propósito – lógica, linguagem, problemas de números, exercícios de concentração, etc. Este tipo de treinamento mental não é apenas uma atividade divertida, mas também mantém as células do cérebro vivas, estabiliza a memória e a flexibilidade mental.
Eu também recomendo o treinamento de memória com NeuroNation – um programa que melhora a memória, fortalece a concentração, acelera a velocidade do pensamento através de exercícios especiais. Foi desenvolvido com base nas mais recentes pesquisas no campo da neurociência.
Faça bastante ginástica e aproveite as oportunidades que o dia-a-dia lhe oferece: subir escadas, caminhar até à cave, um passeio descontraído com os amigos em vez de um café.
Exercícios de respiração propositados melhoram o suprimento de oxigênio, mas também ajudam a alcançar uma sensação de equilíbrio e calma interior.
Uma alimentação saudável e equilibrada
Faça uma dieta saudável e variada, beba bastante água – pelo menos 1,5 litros de bebidas por dia. O chá de ginseng suporta a função cerebral.
Reduza o consumo de frutas e vegetais crus, de difícil digestão, ou consuma-os apenas até as 14h.
Ajuste a alimentação para 3 vezes ao dia. O estômago sempre precisa se esvaziar adequadamente, e isso leva tempo.
A refeição da noite deve ser entre as 17h e as 18h.