Getting your Trinity Audio player ready...
|
O projeto “Tree Hole Action”, baseado na tecnologia de gráficos de conhecimento e intervenção em crises fornecidos pelos membros da equipe de resgate, evitou 3.629 potenciais suicídios de 2018 a 2020.
Além disso, “Tree Hole Action” tornou-se uma organização sistemática, padronizada e eficaz para prestar serviços de prevenção ao suicídio. “Tree Hole Action” teve um impacto social significativo, tem sido um modelo para intervenção pública em crises e foi classificado como o evento de impacto do chinês Weibo em 2019. Foi relatado por mais de 100 meios de comunicação em todo o mundo, como China News Service, Global Times e Tokyo Shimbun do Japão. Além disso, a “Tree Hole Action” aumentou a conscientização e a compreensão do público sobre o suicídio e atraiu muitas pessoas para se voluntariarem para o projeto.
“Tree Hole Action” fornece um modelo normativo e referencial para monitoramento de risco de suicídio e intervenção em crises de usuários de mídia social. A aplicação da tecnologia de gráficos de conhecimento fornece suporte técnico para identificar ativamente usuários do Weibo em risco de suicídio. Como mencionado, a identificação e a previsão do risco de suicídio são a base do projeto. Os métodos tradicionais de previsão de suicídio com base em questionários ou escalas escritas não são adequadamente precisos, sensíveis ao tempo e exigem que o entrevistado participe ativamente. A tecnologia de IA pode compensar as deficiências das ferramentas tradicionais de triagem e melhorar a precisão da previsão do risco de suicídio.
Huang Zhisheng aplicou o “Tree Hole Knowledge Graph” ao “Tree Hole Intelligent Agent” para julgar a possibilidade de suicídio em informações de mídia social, identificando assim indivíduos com alto risco de suicídio. O “Tree Hole Intelligent Agent” pode eliminar com precisão mais de 99% das informações inúteis, reduzindo bastante a carga de trabalho da intervenção manual e melhorando significativamente a eficiência da interpretação das informações do “tree hole”. Ele também pode realizar o monitoramento em tempo real 24 horas do “Zou Fan Tree Hole” e enviar imediatamente avisos de monitoramento de suicídio, o que pode levar a uma intervenção bem-sucedida em crises suicidas.
Enquanto isso, o “Tree Hole Intelligent Agent” tem alta confiabilidade e precisão nos avisos de monitoramento de suicídio. Na fase inicial, para avaliar a confiabilidade do “Tree Hole Intelligent Agent” na classificação de risco de suicídio, extraímos aleatoriamente relatórios de monitoramento durante 16 dias para análise, que incluíram um total de 21.356 mensagens “tree hole” e 163 mensagens com nível 6 risco de suicídio ou superior. Ao analisar e avaliar essas 163 mensagens, descobrimos que a taxa média correta de informações de alerta antecipado enviadas pelo “Tree Hole Intelligent Agent” foi de 82%.
O modelo de monitoramento de suicídio construído neste projeto com base na tecnologia Knowledge Graph mostrou grande potencial na identificação e monitoramento do risco de suicídio de usuários de mídias sociais. Essa abordagem inovadora esclarece seu valor no monitoramento de populações em grande escala. Ao mesmo tempo, o sistema atual ainda carece de algumas informações sobre alto risco de suicídio, por isso é necessário melhorar e otimizar o algoritmo de identificação de risco de suicídio para obter resultados de alerta mais precisos.
“Tree Hole Action” integra intervenções online e offline, que intervêm na prevenção do suicídio de forma mais ativa, contínua e oportuna do que outros métodos de intervenção em crises suicidas. A linha direta de intervenção em crise funcionou como um canal importante para muitas pessoas com ideação suicida procurarem ajuda e obterem apoio.
Alguns pesquisadores descobriram que a linha direta de intervenção em crises ajudou a reduzir o risco de suicídio daqueles com alto risco de suicídio. No entanto, a linha direta atuava passivamente para a prevenção do suicídio, na medida em que não conseguia identificar ativamente a intenção suicida. Recentemente, a tendência de cada vez mais usuários de mídia social da Internet dispostos a expressar seus pensamentos on-line trouxe a necessidade de intervenção em crises suicidas com base em redes sociais. É um acréscimo profícuo aos métodos de intervenção existentes que contam com as informações da rede social dos usuários para identificação precoce e intervenção do risco de suicídio e transformam a intervenção passiva em intervenção proativa. Além da “Tree Hole Action”, Zhu Tingshao usou um modelo de aprendizado de máquina para identificar usuários do Weibo com pensamentos e comportamentos suicidas e ofereceu a eles intervenções oportunas e eficazes por meio de mensagem direta, fornecendo informações e apoio emocional.
O programa é digno de implementação e avaliação a longo prazo.
A “Tree Hole Action” tem uma estrutura organizacional estável, procedimentos de resgate padronizados e treinamento sistemático de voluntários, garantindo uma intervenção eficaz em crises suicidas. Os diversos comitês internos da “Tree Hole Action” têm atribuições claras e razoáveis, promovendo a prevenção do suicídio. A equipe de resgate realizou a intervenção ao suicídio de acordo com as diretrizes e obteve bons resultados, que confirmaram que os procedimentos têm boa viabilidade e fornecem orientações adequadas no próprio processo de resgate. Como uma organização sem fins lucrativos, a “Tree Hole Action” recrutou muitos voluntários com grande demanda para aumentar efetivamente suas habilidades e alfabetização.
O programa sistemático de treinamento de voluntários formado pela “Tree Hole Action” funciona bem na formação e no fornecimento de recursos humanos qualificados para resgate de suicidas.Dificuldades e Desafios Enfrentados pela “Ação do Buraco da Árvore” Ao mesmo tempo, “Tree Hole Action” também enfrentou desafios. Primeiro, o desenvolvimento sustentado da “Tree Hole Action” exige uma consideração cuidadosa. Atualmente, a equipe de resgate conta com candidatos voluntários individuais, e a consistência e a estabilidade da equipe de voluntários precisam ser aprimoradas ainda mais. Em segundo lugar, a “Tree Hole Action” mobilizou forças sociais, incluindo alguns voluntários não profissionais da equipe de resgate.
A “Tree Hole Action” proporcionou mais de 20 horas de treinamento e supervisão contínua para não profissionais, e as atividades de resgate de emergência foram realizadas em pequenos grupos sob orientação de profissionais. No entanto, em comparação com outros recursos, como uma linha direta de atendimento psicológico, o “Tree Hole Action” não é uma atividade de tratamento que ocorre dentro de uma instituição profissional.
Enquanto isso, a “Tree Hole Action” é realizada principalmente por meio da rede, e é difícil rastrear e supervisionar se o comportamento de um indivíduo pode ser padronizado. Terceiro, a proteção da privacidade dos usuários de mídia social e pesquisas envolvendo questões éticas também merecem atenção. Quando uma mensagem privada do Weibo é enviada para um usuário em risco de suicídio, mas o usuário não responde, é necessário realizar uma avaliação adicional com base na dinâmica do Weibo do usuário. Se houver evidências suficientes de que o usuário está em alto risco de suicídio, a polícia é solicitada a intervir, o que pode causar controvérsia sobre se essas ações interferem no direito do usuário de morrer. Por fim, a integração de recursos de resgate online e offline precisa ser melhorada, o que também é uma área para pesquisas futuras.