Salmourão: Um pedacinho do interior paulista com cheiro de café e sabor de tradição

Getting your Trinity Audio player ready...

O Município de Salmourão foi criado pela Lei n0 5.285, de 18 de Fevereiro de 1.959, posto em vigor em 1  de Janeiro de 1.960, com sede na vila de igual nome e com o território de respectivo distrito. Seu nome é oriundo da qualidade de suas terras (Salmourão-Massapé), que é própria para a cultura de cereais em geral.

Nasceu de matas virgens, sob a batuta de valentes pioneiros, localizando primeiramente o morro que hoje é sua sede.

Salmourão, desmembradas do distrito da sede do Município de Osvaldo Cruz, pela Lei n0 233 de 24 de Dezembro de 1.948. Ficou pertencendo à Comarca de Lucélia até 1.954, posteriormente à Comarca de Osvaldo Cruz. Em 1.959 por vontade própria de seus eleitores e pelo amor à sua terra, Salmourão subiu a categoria de Município, desmembrando-se definitivamente de Osvaldo Cruz.

ATRAÇÃO TURÍSTICA: O Canal do Inferno, localizado no Rio Aguapeí (Feio), distante da sede 15Km, sendo que atualmente o a principal atividade esportiva do Município é desenvolvida no canal do Inferno, já que neste local é disputada anualmente uma das Provas do Campeonato Paulista de Canoagem, Modalidade Slalom, considerada uma das melhores provas do Estado, pois o Rio Aguapeí possui várias corredeiras que podem ser aproveitadas para a prática de inúmeros esportes. Também está sendo desenvolvido um Projeto Turístico para aproveitar racionalmente todas as belezas naturais do município, já que o mesmo possuí inúmeros locais totalmente preservados, sendo considerado atualmente, o pulmão verde do oeste paulista.

Site do município: Salmourão