O Vício do Óxido Nitroso Existe? Uma Análise da Evidência dos Sintomas de Transtorno por Uso de Substância em Usuários Recreativos de Óxido Nitroso

balao-turquia
Getting your Trinity Audio player ready...

O uso recreativo do óxido nitroso (N2O), também conhecido como “gás do riso”, tem aumentado em todo o mundo. O uso excessivo está associado a problemas físicos e mentais, mas ainda não há consenso sobre seu potencial viciante. Este artigo avalia a evidência da presença e prevalência de sintomas de Transtorno por Uso de Substância (TUS) em usuários de N2O, com base nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Uma revisão da literatura foi conduzida para avaliar a evidência da presença de qualquer um dos 11 sintomas de TUS do DSM-5 em usuários de N2O, e a prevalência desses sintomas. Uma parte substancial dos usuários de N2O estudados usa mais do que o pretendido (46% a 98%) e gasta uma quantidade considerável de tempo usando a substância. Pelo menos alguns dos usuários de N2O estudados experimentam problemas interpessoais (13% a 80%) e usam N2O em situações de risco, como dirigir sob influência. A evidência para os outros critérios é insuficiente ou inconclusiva.

A base de literatura sobre a presença e prevalência de sintomas de TUS do DSM-5 em usuários de N2O é limitada e consiste principalmente de estudos qualitativos e estudos de caso, mas fornece evidência consistente da presença de pelo menos quatro critérios de TUS em usuários pesados de N2O. O N2O pode ser viciante e deve ser tratado como uma substância potencialmente viciante até que avaliações sistemáticas possam fornecer orientação baseada em evidências para usuários, profissionais de saúde e legisladores.