Getting your Trinity Audio player ready...
|
Seu corpo responde ao perigo imediato experimentando medo. Os estressores que vêm de uma ameaça externa, como uma situação perigosa, criam a emoção do medo. Isso pode ser útil para a sobrevivência, a resposta típica de luta ou fuga.
As ameaças também podem ser internas (por exemplo, pensamentos ou memórias), vagas ou desconhecidas. Esses tipos de ameaças tendem a causar ansiedade. O corpo muitas vezes tem uma experiência física semelhante, mesmo que a ameaça não esteja fisicamente presente ou visível.
Ansiedade e medo causam sintomas físicos muito reais. A maioria das pessoas pode citar pelo menos uma maneira como seu corpo sente estresse, ansiedade e medo. Para alguns é dor, para outros o coração disparado; as sensações físicas podem ser sutis ou profundas.
Se a ameaça for gerenciada, o corpo volta ao seu estado de linha de base. Se o estressor ou a ansiedade persistirem, a excitação pode continuar até que o corpo esteja sobrecarregado. Pode tornar-se difícil funcionar com ansiedade em alto nível. As pessoas têm dificuldade em ser criativas, resolver problemas e prestar atenção aos detalhes.
O estresse prolongado no corpo tem um preço. Durante um período médio de tempo, como algumas semanas ou meses, pode causar sintomas de esgotamento, depressão ou transtorno de ansiedade. A longo prazo, pode ter efeitos devastadores em nossos relacionamentos e nossa saúde, contribuindo para doenças crônicas.
Durante períodos de alto estresse, corremos o risco de sermos ativados com mais frequência e por mais tempo. Pode ser difícil se estabelecer no meio. É nessas horas que ter habilidades para gerenciar a ansiedade e o medo pode ser ainda mais útil.
Maneiras de ajudar seu corpo a regular
1. Reconheça seu corpo
Pergunte a si mesmo agora: sinto tensão em meu corpo? Onde? Eu tenho alguma dor?
Você pode notar fadiga, nervosismo, náusea, dores de cabeça, tensão corporal (especialmente no peito), etc. Tudo isso pode ser um feedback de que seu corpo está lidando com estresse ou ansiedade. O primeiro passo para gerenciar o estresse é reconhecer quando ele está presente. A sintonização de volta ao corpo já nos ajuda a começar a lidar com o estresse.
2. Desbloqueie a calma interior
Um ambiente calmo indica previsibilidade e estabilidade. Mesmo que a pandemia do COVID-19 traga muita incerteza, seu corpo tem um sistema para se acalmar. Você pode ajudá-lo de várias maneiras.
- Respire fundo. Pegue outro.
- Mova seu corpo andando, dançando, ioga, tai chi, exercitando, jardinagem, etc.
- Beba um copo de água fria, jogue água fria no rosto ou saia para o ar fresco.
- Entoe mantras ou cante uma música favorita.
- Assista a um vídeo engraçado e ria.
- Os alimentos que você come, a atividade física e o sono contribuem para sua capacidade de gerenciar o estresse