Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma ideologia política é um conjunto de ideias, crenças, valores e opiniões, exibindo um padrão recorrente, que compete deliberadamente e não intencionalmente para fornecer planos de ação para a formulação de políticas públicas na tentativa de justificar, explicar, contestar ou mudar o arranjos e processos sociais e políticos de uma comunidade política.
O conceito de ideologia está sujeito a interpretações conceituais parcialmente incompatíveis.
A tradição marxista a vê pejorativamente como uma consciência distorcida, refletindo uma realidade material exploradora, que pode ser superada pelo desmascaramento; ou, mais recentemente, como uma narrativa fictícia necessária à manutenção da ordem social.
As abordagens não-marxistas se dividem em três perspectivas.
A primeira vê a ideologia como abstrata, fechada e doutrinária, em grande parte impermeável à evidência empírica e sobreposta a uma sociedade.
A segunda vê a ideologia como uma série de atitudes empiricamente verificáveis em relação a questões políticas que podem ser exploradas por meio de métodos comportamentais.
A terceira vê as ideologias como dispositivos de mapeamento indispensáveis de símbolos culturais e conceitos políticos que constituem um recurso crucial para compreender e moldar a vida sociopolítica.
Eles competem pelos significados “corretos” e legítimos das palavras e ideias políticas e, por meio desse controle, pelo alto nível da política.