O novo acordo verde

Getting your Trinity Audio player ready...

O termo “Green New Deal” tem sido usado para descrever vários conjuntos de políticas que visam fazer mudanças sistêmicas. Por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou um Global Green New Deal em 2008.

O ex-presidente americano Barack Obama acrescentou um à sua plataforma quando concorreu às eleições em 2008, e os candidatos do Partido Verde, como Jill Stein e Howie Hawkins, fizeram o mesmo.

Embora não seja um conceito totalmente novo, o Green New Deal tornou-se uma grande parte dos debates políticos no EUA, em grande parte devido à notável ascensão da Deputada Alexandria Ocasio-Cortez (D-NY), a mulher mais jovem a ser eleito para a Câmara dos Deputados.

Sua proposta ambiciosa e abrangente foi uma peça central de sua campanha que aborda uma questão que 60% dos americanos dizem que já afeta sua comunidade local. Tal como está, o acordo promete combater a desigualdade econômica criando empregos sindicais de alta qualidade.

O Green New Deal também foi ajudado por uma organização popular chamada Sunrise Movement, que organizou um protesto muito falado no escritório da senadora Dianne Feinstein em fevereiro de 2019.

O termo “Green New Deal” foi usado pela primeira vez pelo vencedor do Prêmio Pulitzer, Thomas Friedman, em janeiro de 2007. Nesse ponto, a América experimentou seu ano mais quente já registrado (até então). Friedman reconheceu que a solução fácil para as mudanças climáticas que os políticos esperavam não era possível. Isso exigiria dinheiro, esforço e perturbaria uma indústria que é sempre generosa com contribuições de campanha .

A transição para longe dos combustíveis fósseis, argumentou ele em uma coluna do New York Times, exigiria que o governo aumentasse os preços deles, introduzisse padrões de energia mais altos e realizasse um projeto industrial maciço para ampliar a tecnologia verde .

“O apelo certo é por um ‘New Deal Verde’”, escreveu ele, referindo-se aos programas domésticos do ex-presidente Franklin D. Roosevelt para resgatar o país da Grande Depressão . “Se você colocou um moinho de vento em seu quintal ou alguns painéis solares em seu telhado, abençoe seu coração. Mas só tornaremos o mundo mais verde quando mudarmos a própria natureza da rede elétrica – afastando-a do carvão ou petróleo sujo para carvão limpo e renováveis”.

Embora os políticos conheçam as mudanças climáticas e a ideia de um Green New Deal há anos, este é o plano mais detalhado apresentado ao povo americano para transformar a economia , embora seja extremamente vago e atue como um conjunto de princípios e objetivos em vez de do que de políticas específicas.

O Green New Deal também exige a criação de milhões de empregos para fornecer garantia de emprego a todos os americanos, juntamente com acesso à natureza, ar e água limpos, alimentos saudáveis, meio ambiente sustentável e resiliência da comunidade. Esses objetivos devem ser alcançados por meio das seguintes ações por parte do governo federal:

  • Fornecer investimentos e alavancar financiamento para ajudar as comunidades afetadas pelas mudanças climáticas
  • Reparar e atualizar a infraestrutura existente para resistir a condições climáticas extremas e garantir que todos os projetos de lei relacionados à infraestrutura no Congresso abordem as mudanças climáticas
  • Investir em fontes de energia renováveis
    Investir na manufatura e na indústria para estimular o crescimento do uso de energia limpa
  • Construir ou atualizar para redes de energia eficientes, distribuídas e inteligentes que fornecem eletricidade acessível
  • Atualizar todos os edifícios existentes e construir novos para que alcancem a máxima eficiência energética, eficiência hídrica, segurança, acessibilidade, conforto e durabilidade.
  • Apoiar a agricultura familiar, investir na agricultura sustentável e construir um sistema alimentar mais sustentável e equitativo
  • Investir em sistemas de transporte, nomeadamente infraestrutura e fabricação de veículos com emissão zero, transporte público e ferrovia de alta velocidade
  • Restauração de ecossistemas por meio de preservação da terra, florestamento e projetos baseados na ciência
  • Limpeza de resíduos perigosos existentes e locais abandonados
  • Identificar fontes desconhecidas de poluição e emissões
  • Trabalhando com a comunidade internacional em soluções e ajudando-os a alcançar Green New Deals