Getting your Trinity Audio player ready...
|
A franquia O Exterminador do Futuro é uma das mais importantes e populares da história do cinema de ficção científica. Com cinco filmes lançados até o momento, a série conta a história de um futuro distópico em que as máquinas se rebelaram contra a humanidade e dominaram o planeta.
O primeiro filme da franquia, lançado em 1984, foi um grande sucesso de crítica e público, e estabeleceu as bases para o que viria a seguir. Dirigido por James Cameron, o filme conta a história de Sarah Connor (Linda Hamilton), uma jovem que é perseguida por um exterminador (Arnold Schwarzenegger), um ciborgue enviado do futuro para matá-la antes que ela dê à luz seu filho, John Connor, o futuro líder da resistência humana.
O segundo filme da franquia, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, lançado em 1991, é considerado por muitos o melhor da série. Cameron retorna à direção, e Hamilton e Schwarzenegger reprisam seus papéis. No filme, John Connor (Edward Furlong), agora um adolescente, é enviado de volta ao passado para proteger sua mãe de um novo exterminador (Robert Patrick), mais poderoso e avançado que o anterior.
Após um hiato de 12 anos, a franquia foi relançada em 2003 com O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas. O filme, dirigido por Jonathan Mostow, conta a história de John Connor, que agora é um homem adulto, liderando a resistência humana na guerra contra as máquinas.
O Exterminador do Futuro: A Salvação, lançado em 2009, é uma prequela dos primeiros dois filmes. O filme, dirigido por McG, conta a história de John Connor (Christian Bale), que lidera a resistência humana contra as máquinas em um futuro pós-apocalíptico.
O Exterminador do Futuro: Gênesis, lançado em 2015, é um reboot da franquia. O filme, dirigido por Alan Taylor, conta a história de Sarah Connor (Emilia Clarke), que é enviada de volta ao passado para impedir que o primeiro exterminador seja enviado para o futuro.
O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, lançado em 2019, é uma sequela direta do primeiro filme. O filme, dirigido por Tim Miller, conta a história de Sarah Connor (Linda Hamilton), que viaja para o futuro para impedir a criação dos exterminadores.
A franquia O Exterminador do Futuro é um marco na história do cinema de ficção científica. Os filmes da série são conhecidos por suas cenas de ação eletrizantes, efeitos especiais inovadores e temas filosóficos profundos.
No entanto, a franquia também é alvo de críticas. Alguns críticos apontam que os filmes são repetitivos e que a história se tornou cada vez mais confusa e incoerente. Outros criticam o fato de que a franquia se tornou cada vez mais orientada para o espetáculo e menos focada na história e nos personagens.
Apesar das críticas, a franquia O Exterminador do Futuro continua a ser uma das mais populares e queridas do público. Os filmes da série são clássicos da ficção científica que continuam a divertir e a fascinar os espectadores até hoje.
A seguir, uma análise mais detalhada de cada filme da franquia:
- O Exterminador do Futuro (1984): O primeiro filme da franquia é um clássico do cinema de ficção científica. O filme é dirigido por James Cameron, que também coescreveu o roteiro com Gale Anne Hurd. O filme é estrelado por Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Michael Biehn e Paul Winfield.
O filme conta a história de Sarah Connor (Hamilton), uma jovem que é perseguida por um exterminador (Schwarzenegger), um ciborgue enviado do futuro para matá-la antes que ela dê à luz seu filho, John Connor, o futuro líder da resistência humana.
O filme é elogiado por suas cenas de ação eletrizantes, efeitos especiais inovadores e temas filosóficos profundos. O filme é considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos.
- O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991): O segundo filme da franquia é considerado por muitos o melhor da série. O filme é dirigido novamente por James Cameron, que também coescreveu o roteiro com William Wisher Jr. O filme é estrelado por Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Edward Furlong, Robert Patrick e Joe Morton.
O filme conta a história de John Connor (Furlong), agora um adolescente, que é enviado de volta ao passado para proteger sua mãe de um novo exterminador (Patrick), mais poderoso e avançado que o anterior.
O filme é elogiado por suas cenas de ação ainda mais eletrizantes do que o primeiro filme