Getting your Trinity Audio player ready...
|
1. Indira Gandhi
Indira Gandhi foi a primeira mulher a ser Primeira-Ministra da Índia, cargo que ocupou por três mandatos, entre 1966 e 1984. Ela foi uma figura controversa, mas também é considerada uma das líderes mais influentes da história indiana. Gandhi era uma defensora do nacionalismo indiano e da igualdade social.
2. Margaret Thatcher
Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ser Primeira-Ministra do Reino Unido, cargo que ocupou por três mandatos, entre 1979 e 1990. Ela foi uma líder conservadora que implementou políticas econômicas liberais, conhecidas como thatcherismo. Thatcher também foi uma figura polêmica, mas é considerada uma das líderes mais importantes da história britânica.
3. Aung San Suu Kyi
Aung San Suu Kyi é uma líder política birmanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1991 por sua luta pela democracia e os direitos humanos em seu país. Ela foi presa por 15 anos pelo governo militar birmanês, mas continuou a ser uma voz ativa na oposição ao regime. Suu Kyi é uma defensora da democracia, da liberdade de expressão e dos direitos humanos.
4. Hillary Clinton
Hillary Clinton é uma política americana que foi Secretária de Estado dos Estados Unidos entre 2009 e 2013 e candidata à Presidência dos Estados Unidos em 2016. Ela é uma defensora dos direitos humanos, da igualdade de gênero e da justiça social. Clinton é uma das mulheres mais poderosas do mundo.
5. Angela Merkel
Angela Merkel foi a primeira mulher a ser Chanceler da Alemanha, cargo que ocupou por quatro mandatos, entre 2005 e 2021. Ela foi uma líder conservadora que implementou políticas econômicas e sociais liberais. Merkel também foi uma figura importante na política europeia.
6. Michelle Obama
Michelle Obama foi a primeira-dama dos Estados Unidos de 2009 a 2017. Ela é uma defensora da educação, da saúde e da igualdade de gênero. Obama é uma das mulheres mais admiradas do mundo.
7. Malala Yousafzai
Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2014 por sua luta pelo direito das meninas à educação. Ela foi baleada na cabeça pelo Talibã em 2012, mas sobreviveu e continuou a defender sua causa. Yousafzai é um símbolo de esperança e inspiração para mulheres e meninas de todo o mundo.
8. Ruth Bader Ginsburg
Ruth Bader Ginsburg foi uma jurista americana que serviu como juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos de 1993 a 2020. Ela foi uma defensora dos direitos das mulheres e das minorias. Ginsburg era uma figura controversa, mas também é considerada uma das juízas mais importantes da história da Suprema Corte.
9. Jacinda Ardern
Jacinda Ardern é uma política neozelandesa que foi Primeira-Ministra da Nova Zelândia de 2017 a 2020 e novamente a partir de 2023. Ela é a primeira mulher a ser Primeira-Ministra da Nova Zelândia e a primeira a dar à luz enquanto ocupava o cargo. Ardern é uma defensora da igualdade de gênero, da justiça social e dos direitos humanos.
10. Simone Veil
Simone Veil foi uma política francesa que foi Ministra da Saúde de 1974 a 1979 e Presidente do Parlamento Europeu de 1979 a 1982. Ela foi uma defensora dos direitos humanos e da igualdade de gênero. Veil também foi uma sobrevivente do Holocausto.
Essas mulheres são apenas algumas das muitas personalidades políticas mulheres que fizeram contribuições significativas para o mundo. Elas são um exemplo de inspiração para mulheres e meninas de todo o mundo.