Mulheres que mudaram a história da ciência

1. Marie Curie

Marie Curie foi uma física e química polonesa que se tornou a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, e a única pessoa a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes, em duas áreas científicas diferentes. Ela também foi a primeira mulher a ser eleita para a Academia Francesa de Ciências. Curie é mais conhecida por seu trabalho na radioatividade, que ela descobriu juntamente com seu marido, Pierre Curie.

2. Rosalind Franklin

Rosalind Franklin foi uma biofísica britânica que fez contribuições fundamentais para o entendimento da estrutura do DNA. Seu trabalho foi essencial para a descoberta da estrutura dupla helicoidal do DNA por James Watson e Francis Crick. Franklin também foi uma pioneira no uso da difração de raios X para estudar moléculas biológicas.

3. Ada Lovelace

Ada Lovelace foi uma matemática, escritora e inventora britânica que é considerada a primeira programadora de computador da história. Ela escreveu um artigo sobre a máquina analítica de Charles Babbage, no qual descreveu como essa máquina poderia ser usada para calcular números de Bernoulli. Lovelace também é conhecida por sua contribuição para o desenvolvimento da teoria dos computadores.

4. Grace Hopper

Grace Hopper foi uma engenheira eletricista e computação americana que é considerada uma das pioneiras da computação. Ela desenvolveu o primeiro compilador de computador, que é um programa que converte código escrito em uma linguagem de alto nível em código de máquina, que é o idioma que os computadores entendem. Hopper também foi uma defensora da igualdade de gênero na tecnologia.

5. Marie Tharp

Marie Tharp foi uma geóloga e oceanógrafa americana que é conhecida por seu trabalho na criação do Mapa dos Fundos Oceânicos do Atlântico. Ela usou dados sismológicos e de sonar para mapear o fundo do oceano, o que revelou a existência de uma dorsal mesoatlântica, uma cadeia de montanhas submarinas que corre ao longo do meio do oceano Atlântico. Tharp também foi uma pioneira no uso de computadores para a ciência oceânica.

6. Vera Rubin

Vera Rubin foi uma astrônoma americana que é conhecida por suas descobertas sobre a matéria escura. Ela descobriu que as galáxias giram mais rápido do que o esperado, o que só pode ser explicado pela existência de uma forma de matéria que não emite luz, conhecida como matéria escura. Rubin também foi uma defensora da igualdade de gênero na ciência.

7. Dorothy Hodgkin

Dorothy Hodgkin foi uma bioquímica inglesa que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1964 por seu trabalho na determinação da estrutura cristalina de moléculas biológicas, incluindo a vitamina B12, a penicilina e a insulina. Hodgkin foi uma pioneira no uso de raios X para estudar a estrutura de moléculas biológicas.

8. Chien-Shiung Wu

Chien-Shiung Wu foi uma física chinesa-americana que fez contribuições fundamentais para o entendimento da força nuclear fraca. Ela conduziu um experimento que contradisse a teoria de paridade de Wolfgang Pauli, que afirmava que a partícula e a antipartícula de uma mesma interação fundamental têm a mesma paridade. O experimento de Wu foi um marco na física de partículas.

9. Jocelyn Bell Burnell

Jocelyn Bell Burnell foi uma astrônoma irlandesa que descobriu o primeiro pulsar, uma estrela de nêutrons que emite pulsos de radiação eletromagnética. Bell Burnell era uma estudante de pós-graduação na época da descoberta, e seu supervisor, Antony Hewish, recebeu o Prêmio Nobel de Física por sua descoberta. Bell Burnell foi uma pioneira na astronomia de pulsares.

10. Sally Ride

Sally Ride foi uma astronauta americana que foi a primeira mulher americana a ir ao espaço. Ela voou em duas missões espaciais, a STS-7 em 1983 e a STS-41-G em 1984. Ride foi uma defensora da educação científica e da igualdade de gênero na ciência.

Essas mulheres são apenas algumas das muitas cientistas mulheres que fizeram contribuições significativas para a ciência. Elas são um exemplo de inspiração para mulheres e meninas de todo o mundo.