Mulheres que curam o mundo: 10 mulheres farmacêuticas ou quase, mais conhecidas no mundo

Getting your Trinity Audio player ready...

1. Elizabeth Blackwell

Elizabeth Blackwell foi a primeira mulher a receber um diploma de medicina nos Estados Unidos, em 1849. Ela fundou a primeira escola médica para mulheres nos Estados Unidos, a New York Infirmary for Women and Children, em 1857. Blackwell foi uma defensora da igualdade de gênero na medicina.

2. Marie Curie*

Marie Curie foi uma física e química polonesa que ganhou dois Prêmios Nobel, um em física em 1903 e um em química em 1911. Ela foi a primeira pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel e a única pessoa a ganhar o Prêmio Nobel em duas áreas científicas diferentes. Curie também foi uma pioneira no estudo da radioatividade.

3. Dorothy Hodgkin

Dorothy Hodgkin foi uma bioquímica inglesa que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1964 por seu trabalho na determinação da estrutura cristalina de moléculas biológicas, incluindo a vitamina B12, a penicilina e a insulina. Hodgkin foi uma pioneira no uso de raios X para estudar a estrutura de moléculas biológicas.

4. Gertrude Elion

Gertrude Elion foi uma farmacêutica americana que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1988 por seu trabalho no desenvolvimento de novos medicamentos, incluindo a aciclovir, um medicamento antiviral usado para tratar infecções por herpes. Elion também foi uma pioneira no uso de quimioterapia para tratar o câncer.

5. Rosalyn Sussman Yalow*

Rosalyn Sussman Yalow foi uma física americana que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1977 por seu trabalho no desenvolvimento da radioimunoensaio, uma técnica que mede a presença de uma substância em um fluido. Yalow também foi uma pioneira no uso da radioimunoensaio para diagnosticar e tratar doenças.

6. Selman Waksman*

Selman Waksman foi um microbiologista americano que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1952 por seu trabalho no desenvolvimento da estreptomicina, um antibiótico usado para tratar infecções bacterianas. Waksman também foi um pioneiro no desenvolvimento de outros antibióticos, incluindo a neomicina e a kanamicina.

7. Gertrude Belle Elion

Gertrude Belle Elion foi uma farmacêutica americana que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1988 por seu trabalho no desenvolvimento de novos medicamentos, incluindo a aciclovir, um medicamento antiviral usado para tratar infecções por herpes. Elion também foi uma pioneira no uso de quimioterapia para tratar o câncer.

8. Marie Maynard Daly

Marie Maynard Daly foi uma bioquímica americana que foi a primeira mulher negra a receber um Ph.D. em química nos Estados Unidos. Ela fez contribuições significativas para o estudo dos ácidos graxos e do metabolismo lipídico.

9. Margaret Hamilton*

Margaret Hamilton foi uma cientista da computação americana que liderou a equipe de engenheiros que desenvolveu o software de navegação do Módulo Lunar, que levou os astronautas da Apollo 11 à Lua. Hamilton também foi uma pioneira no desenvolvimento de software para aplicações críticas.

10. Kiran Mazumdar-Shaw

Kiran Mazumdar-Shaw é uma empresária indiana que é a fundadora e CEO da Biocon, uma empresa biofarmacêutica global. Mazumdar-Shaw é uma das mulheres mais ricas da Índia e é uma defensora da inovação e da educação científica.

Essas mulheres são apenas algumas das muitas farmacêuticas mulheres que fizeram contribuições significativas para a saúde e o bem-estar da humanidade. Elas são um exemplo de inspiração para mulheres e meninas de todo o mundo.

*  apesar de algumas não serem graduadas em Farmácia e/ou Bioquímica, porém seu trabalho teve olhar e aplicação farmacêutica de suma importância e por isso estão presentes nessa lista