Mick Jagger critica político republicano por nos levar “de volta à Idade da Pedra”

Getting your Trinity Audio player ready...

Os Rolling Stones estão de volta à estrada. Desta vez na América do Norte, para promover o aclamado retorno ao topo do ano passado, Hackney Diamonds. Como parte desta turnê, o grupo fez uma apresentação no New Orleans Jazz & Heritage Festival e, em determinado momento do show, o vocalista Mick Jagger abordou a atual divisão política do país com palavras fortes.

Diante de uma multidão empolgada para vê-los, a banda britânica apresentou um set abrangendo toda a sua carreira, que abriu com ‘Start Me Up’ e incluiu clássicos como ‘Gimme Shelter’, ‘Paint it Black’ e o hino conclusivo ‘(I Can’t Get No) Satisfaction’. Notavelmente, eles também apresentaram sua versão de 1964 de ‘Time Is On My Side’ pela primeira vez desde 1998.

Foi uma verdadeira saga conseguir que os Rolling Stones se apresentassem em Nova Orleans. Sua performance de 2019 foi adiada devido à necessidade de cirurgia cardíaca de Jagger e depois reagendada para 2021. No entanto, a pandemia de Covid-19 adiou novamente até esta semana. Depois de tanto tempo, foi um show marcante. Com tantos fãs presentes, também houve preocupações com o controle de multidões, com o festival proibindo cobertores e lonas para ajudá-los financeiramente.

No entanto, a parte mais memorável do show foi quando Jagger abordou a política, algo pelo qual nem ele nem o grupo são particularmente conhecidos, apesar de fazerem parte do movimento contracultural. O guitarrista Keith Richards pode ter escrito ‘Gimme Shelter’ sobre o estado do mundo em 1969, mas o grupo permaneceu em sua maioria apolítico e até foram exilados fiscais na França em 1972 devido às taxas de imposto do governo trabalhista sob Harold Wilson.

Após a balada ‘You Can’t Always Get What You Want’, Jagger discutiu inclusão e reconheceu que o governador da Louisiana, Jeff Landry, estava supostamente presente. Jagger disse: “Queremos incluí-lo também, mesmo que ele queira nos levar de volta à Idade da Pedra”.

Católico romano, o político republicano é uma figura profundamente controversa e é conhecido por ter opiniões contundentes sobre questões e legislação LGBTQ+. Landry também desempenhou um papel fundamental na proibição do cuidado de afirmação de gênero para jovens trans na Louisiana e foi publicamente criticado por seu irmão abertamente gay, Nicholas, por suas ações geralmente anti-LGBTQ+.

Landry respondeu posteriormente a Jagger no Twitter, mantendo a cordialidade. “Você nem sempre consegue o que quer”, ele twittou. “A única pessoa que pode se lembrar da Idade da Pedra é Mick Jagger. Te adoro, amigo, você é sempre bem-vindo à Louisiana!”

Em outras notícias dos Rolling Stones, o ex-baixista Bill Wyman refletiu sobre sua saída do grupo em 1993, afirmando que: “Eles se recusaram a aceitar que eu havia partido.” Ele então olhou para o futuro e para os hobbies que o mantiveram ocupado nos últimos 30 anos.