Infecções urinárias durante a gravidez

Getting your Trinity Audio player ready...

Muitos problemas podem ocorrer durante a gravidez. As infecções urinárias são uma delas. Infecções do trato urinário incluem bexiga, uretra, infecções renais. A infecção mais comum é a cistite.

Pode causar dor ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro e, em infecções mais graves, até sangue na urina e dor na parte inferior do abdômen.

Por que as infecções do trato urinário são mais comuns durante a gravidez?

A maioria das infecções do trato urinário são causadas por bactérias transportadas dos intestinos. Eles afetam as mulheres com muito mais frequência do que os homens porque a uretra feminina se abre muito mais perto do ânus devido às características anatômicas.

Durante a gravidez, as mulheres são ainda mais suscetíveis a infecções porque as alterações hormonais podem diminuir a produção de urina. Assim, cria-se uma base para a retenção de bactérias, que geralmente são excretadas do corpo com a urina.

Quando o útero cresce durante a gravidez, ele pressiona a bexiga, dificultando um pouco a micção. Quando a bexiga não é suficientemente esvaziada, as bactérias se multiplicam mais facilmente. O nível de pH do corpo também muda, causando irritação.

As infecções do trato urinário são perigosas durante a gravidez?

Eles também podem ser perigosos. Se a infecção não for tratada adequadamente e a tempo, pode evoluir para uma infecção renal, que durante a gravidez pode causar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso.

Embora infecções renais desse tipo sejam relativamente raras como complicação de cistite ou outras infecções do trato urinário, elas não devem ser subestimadas. Portanto, exames regulares de urina durante a gravidez são muito importantes.

Que tratamento é permitido durante a gravidez?

Devido ao risco de desenvolver complicações, não se automedique na presença de sintomas de infecções urinárias. O seu médico decidirá qual o tratamento a tomar com base na sua condição. Em alguns casos mais graves, é necessário tratamento com antibióticos leves.

Caso contrário, são prescritas alternativas à base de plantas contendo cranberry, que possui propriedades de limpeza para o trato urinário.