H. pylori: o que é, riscos e tratamento

Getting your Trinity Audio player ready...

O que é H. pylori?

H. pylori é uma bactéria que pode infectar o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). É a causa mais comum de úlceras pépticas, que são feridas na parede interna do estômago ou do duodeno. H. pylori também pode causar gastrite, que é uma inflamação do estômago.

Estatísticas

A infecção por H. pylori é uma das infecções bacterianas mais comuns do mundo. Estima-se que 50% da população mundial esteja infectada com a bactéria. A infecção é mais comum em países em desenvolvimento, onde as condições de saneamento são precárias.

Riscos

Além de causar úlceras pépticas e gastrite, H. pylori também pode aumentar o risco de câncer do estômago. O risco é maior em pessoas que estão infectadas com a bactéria há muitos anos.

Diagnóstico

O diagnóstico de infecção por H. pylori pode ser feito por meio de exames de sangue, fezes ou respiração. Os exames de sangue detectam anticorpos contra a bactéria. Os exames de fezes detectam o DNA da bactéria. Os exames de respiração detectam gases produzidos pela bactéria.

Tratamento

O tratamento de infecção por H. pylori é feito com antibióticos. O tratamento dura geralmente 10 a 14 dias. O tratamento é geralmente eficaz, mas pode ocorrer recidiva da infecção.

H. pylori é uma bactéria que pode causar problemas de saúde significativos, como úlceras pépticas, gastrite e câncer do estômago. O diagnóstico e tratamento precoces são importantes para prevenir complicações.