Definições rápidas de diferentes ideologias políticas

Getting your Trinity Audio player ready...

1. Anarquismo: O anarquismo é um tipo de filosofia política e movimento que é contra todas as formas de autoridade e rejeita noções involuntárias e contundentes de hierarquia. O anarquismo clama pela abolição do Estado, que considera indesejável, desnecessário e prejudicial. Historicamente, é comumente associado ao anticapitalismo e ao socialismo.

2. Autoritarismo: O autoritarismo é uma forma de ideologia política que rejeita o pluralismo político. Emprega um forte poder central para preservar seu status político. Os regimes de autoritarismo podem ser autocráticos, oligárquicos e militares por natureza. As ditaduras militares são os exemplos mais comuns de autoritarismo.

3. Comunitarismo: O comunitarismo é uma ideologia que enfatiza a conexão entre o indivíduo e a comunidade. Sua principal crença é que a identidade e a personalidade de um indivíduo são moldadas por relacionamentos dentro da comunidade, com um menor grau de desenvolvimento sendo enfatizado pelo individualismo.

4. Comunismo: O comunismo é uma ideologia social, filosófica, política e econômica cujo objetivo principal é a formação de uma sociedade onde haja propriedade comum e os meios de produção sejam propriedade das massas comuns sem a presença de classes sociais, dinheiro e Estado.

5. Conservadorismo: O conservadorismo é uma filosofia cultural, social e política que promove e busca preservar as instituições sociais tradicionais. Os princípios fundamentais do conservadorismo podem variar de região para região, dependendo das tradições e práticas da região, mas todos eles se opõem ao modernismo e buscam um retorno aos valores tradicionais.

6. Corporativismo: Corporativismo é uma ideologia política que defende a organização da sociedade por grupos corporativos, como associações agrícolas, trabalhistas, militares, empresariais, científicas ou de guildas, com base em seus interesses comuns.

7. Democracia: A democracia refere-se a uma forma de governo onde o povo tem o poder de escolher seus legisladores governantes ou a autoridade para decidir sobre a legislação.

8. Ambientalismo: O ambientalismo é uma ampla ideologia e movimento social que se preocupa com a proteção ambiental e melhoria da ecologia para que tanto humanos quanto animais possam viver pacificamente em seus respectivos ambientes.

9. Fascismo e nazismo: O fascismo é uma ideologia política, que defende o autoritarismo, o ultranacionalismo, com características de poder ditatorial, supressão forçada da oposição e rigidez da sociedade e da economia. democracia liberal e democracia parlamentar.

Para saber mais detalhadamente sobre a diferença entre nazismo e fascismo , visite o artigo vinculado.

10. Política de identidade: A política de identidade é tanto uma abordagem ideológica quanto política, onde pessoas de uma determinada raça, religião, gênero, origem social ou quaisquer outros fatores de identificação desenvolvem agendas políticas baseadas em questões que podem afetar suas vidas.

11. Feminismo: O feminismo é um conjunto de movimentos sociais, movimentos políticos e ideologias que visam definir e estabelecer a igualdade política, econômica, pessoal e social dos gêneros.

12. Liberalismo: O liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, no consentimento dos governados e na igualdade perante a lei.

13. Libertarianismo: O libertarianismo é uma ideologia política com o liberalismo como um princípio central de sua fundação central.

14. Nacionalismo: O nacionalismo é uma ideia e movimento que defende que a nação deve ser congruente com o estado. Como movimento, o nacionalismo tende a promover os interesses de uma determinada nação, especialmente com o objetivo de conquistar e manter a soberania da nação (autogovernança) sobre sua pátria.

15. Populismo: O populismo é uma postura política que enfatiza a ideia de “povo” e muitas vezes tece uma narrativa de pessoas contra um grupo de elites.

17. Progressivismo: O progressismo é uma filosofia na política que apoia a reforma social. Baseia-se na ideia de que o progresso e os avanços na ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico são vitais para a melhoria da humanidade como um todo.