Getting your Trinity Audio player ready...
|
Saiba que é muito fácil afirmar-se como um “treinador de nutrição” e, portanto, tão fácil quanto cair na armadilha de uma pessoa sem habilidades e que busca a sedução do lucro. Isso pode ser muito perigoso porque maus conselhos podem levar a novos problemas de saúde ou dificuldade em perder peso pelo resto da vida. Por isso, é fundamental fazer a escolha certa.
Com efeito, pelo contrário, para ter o título de nutricionista, é necessário obter um diploma reconhecido pelo Estado após conclusão de seu estudo e registro no CRN (Conselho Regional de Nutriçã0). Isto garante o conhecimento deste profissional de saúde que pode acompanhá-lo seja qual for a sua patologia ou para uma perda de peso saudável.
No que diz respeito ao médico nutrólogo, completou muitos anos de estudos médicos aos quais agregou uma especialidade em nutrição. Você o consultará para as patologias que levarão ao estabelecimento e acompanhamento de um tratamento vinculado a uma patologia, e que também exigirão o estabelecimento de uma dieta específica.
Precisa de uma especialidade?
Existem especialidades entre os nutricionistas. Por exemplo, alguns nutricionistas se especializam em emagrecimento, com a aquisição de formação específica que lhes permite obter mais conhecimento sobre o assunto e, portanto, cuidar mais eficazmente do paciente nessa área. Mais especificamente, existem nutricionistas especializados em:
- Pediatria
- Distúrbios alimentares
- nutrição esportiva
- Micronutrição
- síndrome do intestino irritável
- Desordens digestivas
- Diabetes
- Obesidade
- etc
O princípio é o mesmo da medicina: existem generalistas e especialistas.
Hoje, muitos nutricionistas oferecem consultas on-line e/ou no consultório. Cabe a você ver com qual se sente mais confortável e o que parece ser o mais prático.
Dietistas na prática muitas vezes têm um medidor de impedância que lhe permitirá ver a evolução precisa da sua perda de peso, ao contrário do IMC , em particular a percentagem de gordura, músculo e água contida no seu corpo? Ele também pode tirar suas medidas.
No entanto, você precisará se locomover, o que nem sempre é fácil, principalmente nas grandes cidades.
Um nutricionista online não poderá pesá-lo ou tirar suas medidas, mas poderá oferecer outros serviços. Em dieteticienne.online, por exemplo:
- Tem um acompanhamento muito regular através da nossa app que lhe permite partilhar as suas refeições com o seu nutricionista que irá comentar sobre elas;
- Você pode tirar suas dúvidas diretamente no aplicativo, sem precisar esperar a consulta de acompanhamento para obter uma resposta.
- Durante as consultas de acompanhamento, é feito um ponto de ajuste com a implementação de soluções e novos objetivos para o mês seguinte;
- Você recebe menus personalizados;
- Você pode interagir dentro de um grupo de suporte privado no Facebook;
- Você recebe e-mails para ajudá-lo a se manter motivado.
Esses diferentes serviços raramente são oferecidos por um nutricionista tradicional, em um consultório.
Além disso, você pode fazer sua consulta na hora do almoço no trabalho ou à noite tranquilamente na sua sala (evitando o estresse dos engarrafamentos, por exemplo). Você só precisará de uma conexão com a internet para isso.
O que você absolutamente tem que prestar atenção?
O nutricionista que você escolher deve ter um número CRN. Este é um número dado pelo CRNapós a verificação do diploma. Isso permitirá que você obtenha dados reais da formação deste profissional.
Para saber se o seu nutricionista tem esse número, pergunte diretamente a ele. Para mais sutilezas, você também pode perguntar a ele se seu mútuo pode reembolsar a consulta no envio de uma fatura. Por exemplo, um treinador de nutrição responderá que não porque é impossível ser reembolsado pelos serviços de um treinador.
Com que frequência você deve fazer o acompanhamento?
Em geral, recomenda-se uma consulta de acompanhamento a cada mês, até que você consiga implementar todos os conselhos dados pelo seu nutricionista sem nenhum esforço. Depois de enraizar os novos hábitos, você não precisará de acompanhamento, a menos que esse acompanhamento mantenha sua motivação intacta.
Obviamente, se sentir necessidade, o acompanhamento pode ser feito a cada duas semanas ou até semanalmente. Após a sua 1ª consulta, o seu nutricionista também pode dizer com que frequência será interessante vê-lo novamente.
Um nutricionista recomendará ervas/pós/suplementos alimentares?
O principal objetivo do nutricionista é aprender a comer melhor, de acordo com suas necessidades, seus objetivos e suas patologias. Nesse sentido, ele nunca o aconselhará a optar por substitutos de refeição, ou pós que substituam uma refeição real. Ele também pode, em alguns casos, aconselhá-lo sobre plantas e/ou suplementos alimentares se perceber interesse neles, como suplementos à base de magnésio, zinco, urtiga, etc.
Este aconselhamento terá de ser personalizado porque as necessidades são muito diferentes consoante a pessoa, daí a necessidade de optar por um aconselhamento e acompanhamento personalizado.