Getting your Trinity Audio player ready...
|
A bexiga é um órgão extremamente influenciado pela nutrição e pelo estado do sistema nervoso. É suscetível a infecções e irritações. Alguns alimentos têm um efeito negativo na bexiga e podem causar exatamente essas irritações, levando a vontades frequentes de urinar, dor ao urinar, desconforto.
A Urology Care Foundation diz que os alimentos ácidos têm um efeito altamente negativo na função da bexiga. Entre eles estão tomates, café, frutas cítricas, álcool, chocolate, bebidas gaseificadas e adoçadas, alimentos muito picantes. Tudo isso pode irritar a bexiga ou piorar a cistite existente. De acordo com o WebMD, sorvete, adoçantes artificiais, cebola crua e alimentos açucarados têm um efeito semelhante.
Felizmente, no entanto, existem alimentos que ajudam a melhorar o estado da bexiga e têm um efeito estimulante no seu funcionamento saudável. Estes são os alimentos ricos em fibras.
A fibra é um macronutriente conhecido por seu efeito positivo na digestão e no metabolismo. Eles também são valiosos para as funções do sistema cardiovascular e imunológico. Eles não apenas suprimem o apetite e podem ser uma boa ajuda no controle de peso, mas também apoiam as funções saudáveis da bexiga.
Uma dieta rica em fibras pode até diminuir o risco de câncer de bexiga , além de diminuir a probabilidade de cistite e outras doenças inflamatórias desse importante órgão.
As fibras solúveis e insolúveis têm um efeito extremamente benéfico nas funções da bexiga. Eles estimulam a liberação de urina, ajudando a limpar a bexiga de bactérias – uma base para o desenvolvimento de infecções.
A fibra previne não apenas a constipação, mas também reduz o impacto do açúcar no sangue nos tecidos, melhora o perfil lipídico, o que, de acordo com a Mayo Clinic, tem um efeito positivo nas funções da bexiga. A fibra previne a obesidade, suprime o apetite e reduz o risco de câncer de bexiga.
Todos os vegetais têm efeito nesse sentido, além dos grãos integrais e das nozes, que, junto com as frutas, estão entre os alimentos mais ricos em fibras. Sua inclusão regular no menu pode reduzir o risco de câncer de bexiga em até 28%, de acordo com dados de uma meta-análise de vários estudos de grande escala publicados em 2020 no The American Journal of Clinical Nutrition, citado pela healthdigest. com. Os pesquisadores acreditam que os grãos integrais podem proteger contra o câncer de bexiga e outros órgãos, graças ao seu alto teor de fibras, o que melhora a saúde metabólica.
As fibras têm um efeito diurético, o que melhora ainda mais as funções da bexiga e estimula a liberação de urina. Este processo é muito importante para reduzir o risco de retenção de bactérias no trato urinário e criar condições para o desenvolvimento de infecções.