Getting your Trinity Audio player ready...
|
A constipação em crianças é uma condição na qual uma criança pode ter menos de dois movimentos intestinais por semana, as fezes são duras, secas e difíceis ou dolorosas de passar.
Algumas crianças têm mais movimentos intestinais do que outras, então o que é normal para uma criança pode ser diferente para outra.
Os padrões de movimento intestinal em crianças mudam com a idade. Os movimentos intestinais de um bebê mudam muito, mesmo nas primeiras semanas e meses de vida.
A constipação não é uma doença, mas pode ser um sintoma de outro problema de saúde. Na maioria dos casos, a constipação em crianças dura pouco tempo e não é perigosa.
A constipação é um problema comum em crianças de todas as faixas etárias. Quase 1 em cada 20 consultas ao pediatra é devido à constipação.
Evitar ou atrasar os movimentos intestinais pode levar a constipação a longo prazo , movimentos intestinais dolorosos ou problemas de controle da bexiga.
As complicações da constipação prolongada, especialmente em crianças mais velhas, podem incluir:
- Hemorróidas;
- Fissuras anais;
- Prolapso retal
Quando você deve consultar um médico?
A consulta com um pediatra é recomendada se os sintomas da criança persistirem por mais de duas semanas ou não se resolverem com o tratamento domiciliar.
Leve seu filho ao médico imediatamente se ele tiver constipação e sintomas como sangramento retal, sangue nas fezes, inchaço, dor abdominal persistente, vômito e perda de peso.
As crianças geralmente ficam constipadas ao segurar as fezes para evitar ou retardar os movimentos intestinais.
Quando as fezes ficam muito tempo no cólon, absorve muito líquido delas.
Então as fezes ficam duras, secas e difíceis de passar.
Algumas das razões pelas quais uma criança pode querer atrasar ou evitar evacuar podem ser vistas quando:
- Sentindo-se estressado com o treinamento do penico;
- Eles se sentem desconfortáveis ao usar um banheiro público;
- Eles não querem interromper um jogo;
- Eles temem uma evacuação dolorosa ou desagradável.
Quais são os problemas de saúde e nutricionais que podem levar à constipação na infância?
A ingestão insuficiente de fibras e líquidos, bem como a desidratação na infância podem ser alguns dos erros alimentares para o aparecimento da constipação.
As condições de saúde que devem ser descartadas se a constipação de uma criança não desaparecer apesar da mudança de hábitos alimentares podem incluir doença de Hirschsprung, doença celíaca , espinha bífida , lesões cerebrais ou da medula espinhal e condições que afetam o metabolismo, como diabetes, hipotireoidismo.