Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mesmo que você geralmente entenda que os alimentos que você come afetam diretamente o seu bem-estar , você já se perguntou por quê? Tudo se resume ao metabolismo , que é responsável por todas as reações químicas que ocorrem em seu corpo. Essas reações que ocorrem nas células são necessárias para a produção de energia. O termo “saúde metabólica” refere-se a quão bem seu corpo gera essa energia. Enquanto isso, o termo “taxa metabólica” descreve quantas calorias seu corpo precisa para realizar as funções de sustentação da vida.
E enquanto um “metabolismo saudável” é frequentemente discutido em termos de peso, não se trata apenas do número na balança. Um metabolismo saudável é fundamental para o seu bem-estar e, finalmente, para a longevidade. Se alguém tem um metabolismo saudável, significa que pode digerir os alimentos e absorver nutrientes sem ter problemas como inflamação ou pressão alta . Isso é vital para prevenir doenças metabólicas, como diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral e problemas cardiovasculares.
Existem muitos fatores que afetam sua saúde metabólica. Isso inclui história familiar e genética , sobre as quais você não pode fazer nada. Mas outros aspectos – incluindo estilo de vida e fatores ambientais – podem ser alterados, tornando possível influenciar sua saúde metabólica e manter afastados os problemas de saúde de longo prazo. E isso inclui sua dieta . O que você come desempenha um papel importante na sua saúde metabólica. Há uma série de alimentos saudáveis e benéficos que estimulam o metabolismo, bem como aqueles que podem ser prejudiciais ao metabolismo se consumidos em excesso.
Simplificando, a alimentação é extremamente importante, com impacto direto na saúde de curto e longo prazo e na expectativa de vida geral . Certos alimentos têm a capacidade de reduzir a inflamação porque são ricos em ácidos graxos ômega-3, enquanto outros são ricos em antioxidantes que minimizam o estresse oxidativo e os danos celulares.
Embora todos os alimentos tenham seu devido lugar em uma dieta equilibrada, alguns podem desacelerar seu metabolismo se ingeridos em excesso. Isso inclui alimentos ultraprocessados cheios de açúcar e gorduras “ruins”, como gorduras saturadas e trans . Esses alimentos não apenas têm pouco valor nutricional, mas também podem causar picos de açúcar no sangue e ganho indesejado de gordura, o que pode ter um efeito prejudicial no seu metabolismo.
Alimentos que retardam seu metabolismo incluem batatas fritas e lanches, biscoitos e sobremesas, grãos refinados, como pão branco e massas, bebidas açucaradas, frituras e alimentos gordurosos .
A vida sem biscoitos e massas seria muito chata, então ninguém está pedindo para você cortá-los completamente de sua dieta, mas a ingestão excessiva deles representa riscos para sua saúde metabólica . Coma-os com moderação e compre com cuidado.