Getting your Trinity Audio player ready...
|
A neuropatia diabética é uma complicação comum do diabetes que afeta os nervos periféricos, e seus sintomas incluem formigamento e dormência nas mãos e nos pés. A fisiopatologia dessa condição é causada pela hiperglicemia crônica, que danifica os nervos e seus vasos sanguíneos.
Acredita-se que a hiperglicemia crônica afete a função dos nervos de várias maneiras. Primeiro, ela altera a estrutura e função dos vasos sanguíneos que nutrem os nervos, o que pode levar à falta de oxigênio e nutrientes. Isso pode resultar em inflamação, necrose e morte de células nervosas.
Além disso, a hiperglicemia crônica também pode afetar a função dos neurônios, que são células nervosas responsáveis pela transmissão de sinais elétricos. Acredita-se que o excesso de açúcar no sangue possa afetar a função das proteínas que são importantes para a transmissão de sinais elétricos e também danificar as membranas celulares dos neurônios.
Outros fatores que podem contribuir para a fisiopatologia da neuropatia diabética incluem alterações no metabolismo lipídico, inflamação crônica, estresse oxidativo e alterações no sistema imunológico.
Em resumo, a neuropatia diabética é causada por danos aos nervos periféricos causados pela hiperglicemia crônica, que afeta a estrutura e função dos vasos sanguíneos que nutrem os nervos e também afeta a função dos próprios neurônios. Com o tempo, esses danos podem levar a sintomas como formigamento e dormência nas extremidades, e podem afetar a qualidade de vida dos pacientes diabéticos.