Getting your Trinity Audio player ready...
|
Algumas estrelas se apagam com um estrondo. Esta imagem mostra a nebulosa planetária do Anel Sul, o Telescópio Espacial James Webb mostra uma estrela moribunda envolta por poeira e camadas de luz.
A estrela mais escura no centro desta cena tem enviado anéis de gás e poeira por milhares de anos em todas as direções, e o Telescópio Espacial James Webb da NASA revelou pela primeira vez que esta estrela está envolta em poeira.
Duas câmeras a bordo do Webb capturaram a imagem mais recente desta nebulosa planetária, catalogada como NGC 3132, e conhecida informalmente como Nebulosa do Anel Sul. Está a aproximadamente 2.500 anos-luz de distância.
O Webb permitirá que os astrônomos investiguem muito mais detalhes sobre nebulosas planetárias como esta – nuvens de gás e poeira expelidas por estrelas moribundas. Compreender quais moléculas estão presentes e onde elas se encontram nas camadas de gás e poeira ajudará os pesquisadores a refinar seu conhecimento sobre esses objetos.
Esta observação mostra a Nebulosa do Anel Sul quase de frente, mas se pudéssemos girá-la para vê-la de lado, sua forma tridimensional se pareceria mais claramente com duas tigelas colocadas juntas na parte inferior, abrindo-se uma da outra com uma grande buraco no centro. Em milhares de anos, essas delicadas camadas de gás e poeira se dissiparão no espaço circundante.
Crédito de imagem: NASA, ESA, CSA e STScI