Câncer de mama em homens

Getting your Trinity Audio player ready...

O câncer de mama também pode ocorrer em homens, embora seja raro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama masculino representa cerca de 1% de todos os casos de câncer de mama diagnosticados em todo o mundo.

Os homens que apresentam um histórico familiar de câncer de mama, mutações genéticas hereditárias, como BRCA1 e BRCA2, e aqueles que são expostos a altos níveis de estrogênio, como aqueles que recebem terapia hormonal para câncer de próstata, estão em maior risco de desenvolver câncer de mama.

Os sintomas do câncer de mama em homens são semelhantes aos das mulheres, incluindo um nódulo ou inchaço no peito, dor no mamilo ou no peito, inversão do mamilo e descarga do mamilo. É importante que os homens procurem atendimento médico imediatamente se tiverem algum desses sintomas.

O tratamento para o câncer de mama masculino é semelhante ao tratamento para o câncer de mama em mulheres, incluindo cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, portanto, é importante que os homens também façam o autoexame das mamas e consultem um médico se notarem alguma anormalidade.