As Soberanas do Samba Carioca: As Escolas Mais Premiadas do Rio de Janeiro

Getting your Trinity Audio player ready...

O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior espetáculo do mundo, e as escolas de samba são as protagonistas dessa festa. Com seus desfiles grandiosos, fantasias criativas e sambas contagiantes, as escolas encantam o público e disputam acirradamente o título de campeã.

Neste artigo, vamos conhecer as escolas de samba mais premiadas do Carnaval do Rio de Janeiro, suas histórias e suas marcas na cultura brasileira.

1. Portela: A Águia Azul da Madureira (22 Títulos)

Fundada em 1923, a Portela é a escola de samba mais premiada do Rio de Janeiro, com 22 títulos. A escola é conhecida por sua tradição, organização e forte ligação com a comunidade. Entre seus desfiles mais marcantes estão “Lendas e Mistérios da Amazônia” (1981) e “O Brasil de Todos os Santos” (2017).

2. Mangueira: A Verde e Rosa da Estação Primeira (20 Títulos)

Fundada em 1928, a Mangueira é a segunda escola mais premiada do Rio de Janeiro, com 20 títulos. A escola é conhecida por sua irreverência, criatividade e forte representatividade da cultura afro-brasileira. Entre seus desfiles mais marcantes estão “Exaltação à Mangueira” (1984) e “A Mangueira é o Brasil” (2019).

3. Beija-Flor de Nilópolis: A Soberana de Nilópolis (14 Títulos)

Fundada em 1948, a Beija-Flor de Nilópolis é a terceira escola mais premiada do Rio de Janeiro, com 14 títulos. A escola é conhecida por seus desfiles luxuosos, grandiosos e pela comunidade vibrante. Entre seus desfiles mais marcantes estão “A Deusa da Passarela” (1986) e “O Circo Místico” (2008).

4. Unidos da Tijuca: O Pavão da Tijuca (10 Títulos)

Fundada em 1931, a Unidos da Tijuca é a quarta escola mais premiada do Rio de Janeiro, com 10 títulos. A escola é conhecida por seus desfiles inovadores, tecnológicos e pela comunidade engajada. Entre seus desfiles mais marcantes estão “O Guarani” (1998) e “A Conquista do Eterno” (2012).

5. Salgueiro: A Academia do Samba (9 Títulos)

Fundada em 1953, o Salgueiro é a quinta escola mais premiada do Rio de Janeiro, com 9 títulos. A escola é conhecida por seus desfiles elegantes, sofisticados e pela comunidade apaixonada. Entre seus desfiles mais marcantes estão “Xica da Silva” (1993) e “O Rei Lear” (2004).