Músicos cegos que você deveria conhecer

Getting your Trinity Audio player ready...

A cegueira é muitas vezes vista como uma deficiência que impede a pessoa de atingir todo o seu potencial. No entanto, existem muitos músicos cegos famosos que alcançaram uma quantidade incrível de sucesso apesar de serem deficientes visuais.

Stevie Wonder

Um dos músicos cegos de maior sucesso de todos os tempos é o nativo de Michigan, Stevie Wonder.Ele nasceu prematuro de seis semanas e seus olhos nunca se desenvolveram completamente, e essa condição é conhecida como retinopatia da prematuridade (ROP).

Mas isso não impediu essa criança prodígio de tocar piano, bateria e gaita .

Aos onze anos, ele assinou um contrato de gravação com a gravadora Tamla da Motown e, aos treze anos, teve um hit número um, “Fingertips”.

Wonder ainda é reconhecido como o artista mais jovem a liderar a Billboard Hot 100.

Ao longo de sua carreira de cinquenta anos, as canções de sucesso de Stevie Wonder incluem “Signed, Sealed, Delivered I’m Yours”, “Sir Duke” e “Superstition”.

Katia

Nascida em parto prematuro, que como sequela gerou uma deficiência visual, durante sua infância já demostrava interesse pela música, tanto que aos quatro anos ganhou de presente de seu pai um piano. Seu avô paterno, pianista, lhe iniciou as primeiras notas musicais e os primeiros acordes. Aos 12 anos, iniciou suas composições musicais e pouco tempo depois mostrou suas músicas para o cantor Roberto Carlos, amigo de seu pai.

Conhecida especialmente por músicas como “Lembranças”, “Bons Amigos”, “Ah, Esse Amor”, “Qualquer jeito”, “Uma Voz no Coração”, “Tan Sola” e “Micaela”

Ray Charles

Charles começou a perder a visão aos quatro anos de idade por causa de glaucoma juvenil.

Aos sete anos já era cego, mas já tinha aprendido a tocar piano e era um talento natural.

Ainda jovem, Charles aprendeu sozinho o básico e se tornou um líder na música soul, que é uma combinação de blues e jazz.

Em 1949, aos dezenove anos, Ray Charles lançou seu primeiro single, “Confession Blues”.

Um ano depois, ele lançou “I Got a Woman” e alcançou o primeiro lugar nas paradas de R&B.

Ao longo de sua carreira, Charles escreveu quase 200 músicas.

Tribo de Jah

A banda de reggae Tribo de Jah tem algo incomum às outras bandas brasileiras em sua história. Os cinco integrantes que iniciaram o grupo são deficiente visuais. Frazão (teclado), José Orlando (vocal e percussão), Aquiles Rabelo (baixo), João Rodrigues (bateria) e Marlon Siqueira (guitarra) se conheceram na Escola de Cegos de São Luís, Capital do Maranhão no Nordeste brasileiro, e decidiram formar a banda. Por volta de 1986, quando o grupo já atuava fazendo alguns shows covers de seresta, reggae e lambada, o radialista Fauzi Beydoun passou a integrar o grupo como vocalista e compositor.

Fauzi Beydoun é o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Tribo de Jah, um dos grupos-base do Reggae Brasileiro. Também atua como radialista e colecionador de reggae. É filho de italianos com libaneses e já morou por 4 anos na Costa do Marfim. Poliglota, o artista fala fluentemente espanhol, francês e inglês, e suas canções são compostas nesses três idiomas, além do português.

Andrea Bocelli

Muitas vezes reconhecida como a voz mais bonita do mundo, Andrea Bocelli é um cantor de ópera italiana de renome mundial.

Bocelli nasceu com a visão severamente diminuída devido ao glaucoma congênito e aos doze anos, após um acidente no futebol, ficou completamente cego.

No entanto, ele foi considerado uma criança prodígio e um músico verdadeiramente talentoso e Bocelli pode tocar bateria, flauta, violão e saxofone.

Bocelli ficou famoso em meados da década de 1990 durante uma apresentação no 44º Festival de Música de Sanremo.

Desde então, ele vendeu mais de 75 milhões de discos (incluindo pop, clássico, ópera e grandes sucessos) e excursionou internacionalmente.

Willie Johnson

Você pode não reconhecer Willie Johnson, mas ele é considerado um dos maiores guitarristas de slides de gargalo que já tocaram.

Artistas como Eric Clapton e The White Stripes já fizeram covers de algumas de suas músicas, embora Johnson tenha morrido pobre e subestimado.

Embora seja incerto como Johnson perdeu a visão, sua visão foi prejudicada desde tenra idade.

Seja por um incidente com soda cáustica ou como resultado de olhar diretamente para o eclipse solar de 1905, Johnson não deixou que a deficiência interrompesse sua carreira musical.

No final da década de 1920, Blind Willie Johnson gravou 30 músicas que mostravam sua voz profunda e habilidades de slide guitar.

Joaquim Rodrigo

Aos três anos, Joaquin Rodrigo sofria de difteria e perdeu a visão.

Na época de seu falecimento, Rodrigo era um dos compositores e violinistas mais queridos da Espanha.

Nascido em Sagunto, na Espanha, Rodrigo começou a tocar piano e violino aos oito anos de idade, quando frequentava uma escola para cegos na Itália.

Ele escreveu sua primeira composição para piano aos 23 anos.

A peça mais popular de Rodrigo foi composta em 1939 e intitula-se “Concierto de Aranjuez”.

Sua segunda peça popular, e muitas vezes combinada, é “Fantasia para un gentilhombre”.

Ambas as peças são concertos para violão e orquestra.

apl.de.ap

Allan Pineda Lindo, mais conhecido como Apl.de.ap, é um cantor filipino-americano, membro do grupo The Black Eyed Peas.

A cegueira do cantor se dá por uma condição chamada nistagmo, conhecida popularmente como “olhos dançantes”.O nistagmo consiste na movimentação constante dos olhos, que pode ser horizontal, vertical ou giratória, em um ou nos dois olhos. Essa movimentação é natural e ocorre em todo mundo, podendo, inclusive, ser induzida, como quando uma pessoa olha para um ponto fixo e abre e fecha os olhos rapidamente.