7 sinais de alerta de que você está à beira da exaustão mental e emocional

Getting your Trinity Audio player ready...

Andar na louca montanha-russa da vida pode ser bastante cansativo às vezes. Em um momento você está no topo do mundo, e no próximo você pode se encontrar de volta ao início. Toda a loucura e imprevisibilidade da vida moderna pode prejudicar seriamente não apenas o estado físico, mas também o estado mental de uma pessoa.

A saúde mental não é muito falada. Todos nós prestamos atenção quando algo nos machuca, mas quando sentimos que nossa alma está sofrendo, engolimos tudo, escondemos nossas emoções e colocamos um sorriso falso no rosto.
A saúde mental é um tema que não devemos varrer para debaixo do tapete, pois justamente por causa de uma psique abalada, pode aparecer uma série de outros problemas de saúde que nem suspeitávamos. Acredito que tudo começa com a nossa mente primeiro, e se ela estiver perturbada e ansiosa, inevitavelmente afetará nosso corpo.

Assim, por exemplo, começam os ataques de pânico tão populares ultimamente, nos quais uma pessoa sente como se estivesse morrendo, experimenta sintomas físicos aterrorizantes, mas após um exame minucioso, fica claro que ela está com a saúde florescente. E então começam as perguntas… O que está acontecendo comigo? Talvez eles não consigam encontrar o motivo? Talvez seja uma doença insidiosa? Talvez eu esteja ficando louco?

A verdade é que tudo vem de nossos pensamentos e emoções e é muito importante cuidar do conforto da alma para que possamos proporcionar conforto também ao corpo.

Hoje vamos apresentar a você vários sintomas que podem servir como um aviso antecipado se você sentir que você ou um ente querido está à beira da exaustão emocional.

  1. As menores coisas o irritam – você sente que explode com muito mais facilidade, há coisas que o excitam em um instante e seu limiar de intolerância em relação aos outros tornou-se muito mais baixo do que o normal.
  2. Você sente que não tem motivação – sente que não consegue fazer nada e não quer fazer nada – trabalhar, encontrar amigos, fazer planos.
  3. Você tem ataques de pânico com mais frequência do que o normal – sua sensação de ansiedade não o deixa, seu estômago está apertado quase na cintura e você está sob tensão a todo momento.
  4. Você tem problemas para dormir – você se sente muito cansado, mas simplesmente não consegue adormecer ou adormece, mas seu sono é inquieto e você acorda com frequência.
  5. Você fica chateado com coisas triviais – você está pronto para chorar por quase qualquer coisa e seus olhos lacrimejam mesmo sem motivo.
  6. Sentindo-se tonto e para baixo – quando uma pessoa está passando por uma fase emocional difícil em sua vida, esses são os sintomas físicos mais comuns que aparecem.
  7. Você se torna indiferente e insensível – geralmente essas emoções se enfurecem com tanta força em nós que em algum momento perdemos o contato com nós mesmos e com os que nos rodeiam e nos tornamos entorpecidos e indiferentes à vida. Neste ponto, parece que perdemos toda a esperança, mas nunca perdemos. As coisas nunca são todas pretas e é bom lembrar disso se algum dia nos sentirmos assim.