10 Formas Mais Estranhas que os Cientistas Estão Usando Coisas do Dia a Dia

Sua casa está cheia de objetos do dia a dia que você usa para uma ou duas coisas. Provavelmente, você nunca olhou para um absorvente interno e pensou: “Para que mais eu poderia usar isso?” Pelo menos, nós supomos que você nunca tenha feito isso. Uma parte do trabalho de um cientista é questionar constantemente as suposições, olhar para as coisas de diferentes ângulos e encontrar novos usos para coisas antigas. O resultado é o uso criativo de objetos domésticos.

 

10 Gelatina

Você conhece a gelatina dos seus pudins, alguns cereais e até mesmo em alguns iogurtes. Onde você não encontrará gelatina é nas suas roupas. Pelo menos, não ainda. Embora você pense na gelatina como algo mole e tremulante, ela é na verdade um pó feito de pele, cartilagem, medula óssea e outros subprodutos animais. Isso a torna um candidato perfeito para fazer roupas sustentáveis. Pesquisadores conseguiram fazer fios de gelatina, que são tratados para produzir um material forte e quente, perfeito para fazer luvas.

 

9 Luz Solar

O que é tão abundante em sua casa que você nem pensa sobre isso? A luz solar! Cientistas encontraram uma forma de “engarrafar” a luz solar. Com o uso da energia solar em ascensão, cientistas da Universidade de Harvard conseguiram transformar a luz solar em um combustível líquido. A ideia é usar esse sistema para abastecer carros no futuro.

 

8 Absorventes Internos

Cidades geralmente têm dois tipos de sistemas de esgoto. Como os sistemas podem se contaminar, os cientistas usam absorventes internos para detectar contaminações. Quando o material absorve substâncias químicas, ele brilha sob luz ultravioleta, ajudando os pesquisadores a identificar pontos de contaminação.

 

7 Batata

Pesquisadores descobriram que uma batata fervida pode se transformar em uma “ponte de sal”, permitindo a passagem de corrente elétrica. Isso pode ser útil para fornecer energia em locais onde a eletricidade é escassa.

 

6 Tinta de Caneta

Uma equipe de pesquisa da China descobriu que a tinta de caneta comum é excelente para revestir supercapacitores. A tinta faz com que esses dispositivos armazenem até 10 vezes mais energia do que os capacitores convencionais.

 

5 Areia para Gatos

Em um incidente de 2014, descobriu-se que a areia para gatos pode ser usada para conter resíduos radioativos. Em um acidente, descobriu-se que a areia para gatos absorve a radioatividade, mostrando seu potencial como estabilizador.

 

4 Sacolas Plásticas

Devido ao impacto negativo das sacolas plásticas no meio ambiente, alguns pesquisadores encontraram formas de reciclar esse material em combustíveis, como diesel e gás natural.

 

3 Erva-do-Gato

A erva-do-gato, embora seja conhecida por atrair euforias em gatos, também se mostrou eficaz na repelência de insetos. Estudos mostraram que ela é até 10 vezes mais eficaz contra mosquitos do que o DEET, um repelente comum.

 

2 Talco para Bebês

O talco para bebês, usado anteriormente para prevenir assaduras, tornou-se uma ferramenta para estudar erupções vulcânicas. Ele é utilizado para simular erupções em laboratório, proporcionando insights sobre a dinâmica desses eventos naturais.

 

1 Brilho

O brilho ganhou uma reputação negativa nos últimos anos devido à sua dificuldade em limpeza. No entanto, em dezembro de 2014, a NASA encontrou uma aplicação valiosa para ele. Com planos de construir um telescópio gigante, o James Webb Space Telescope, a NASA estava buscando alternativas para reduzir o tamanho e o peso dos componentes. Em vez de usar um espelho sólido tradicional, os engenheiros desenvolveram o “Orbiting Rainbow”, que é basicamente uma nuvem de partículas refletoras semelhantes ao brilho. Este sistema, muito mais leve e econômico, permite à NASA observar estrelas e exoplanetas distantes sem os custos e desafios associados a um grande espelho.

 

Ao concluir essa lista, fica evidente que a criatividade dos cientistas é ilimitada. Eles estão constantemente buscando soluções inovadoras para desafios antigos e novos, muitas vezes encontrando inspiração em lugares inesperados. A próxima vez que você olhar para um objeto cotidiano, como um absorvente interno ou uma batata, quem sabe, talvez você imagine novos usos ou aplicações inovadoras para ele!